Um novo Factor, reforça a nossa Energia

20/06/2019

A comercializadora de electricidade Enforcesco, que opera com a marca YLCE-Yes Low Cost Energy, pôs fim à relação accionista com a Prio e passou a ter como principal investidora a empresa espanhola Factor Energia. O novo accionista, que tem 75% no capital permite à Enforcesco “ombrear com os grandes”, diz o presidente da empresa, João Nuno Serra, que mantém 25% do capital da Enforcesco e detém a totalidade do capital da holding que a controla, a Enforce Capital.

Como se fez a aproximação à Factor Energia?

A partir do momento que tomámos a decisão, começámos a olhar para o mercado ibérico e deu-se a felicidade de a Factor ter a intenção de vir para Portugal. Procurávamos um parceiro que conheça muito bem o sector, além de que a Factor tem algumas semelhanças connosco. Há 20 anos foi a primeira empresa em Espanha a partir o statu quo instalado com os incumbentes, e nós fizemo-lo há seis anos; fomos a primeira empresa a entrar nesta vaga do mercado liberalizado. Além disso, temos ideias muito semelhantes relativamente ao negócio e vamos fazer transferências de tecnologia nos dois sentidos. Queremos ser em cinco anos um player ibérico em termos de quota de mercado. Eles são uma empresa de média dimensão, que factura 480 milhões de euros e tem cerca de 200 funcionários e 80 mil clientes - é oito vezes maior que nós em número de clientes, nós temos dez mil e facturámos 28,5 milhões.

Ler mais: https://www.publico.pt/2019/06/12/economia/noticia/escandalo-nao-havido-separacao-marcas-edp-1876114